REALIDADE DO INTERESSE: O TRATAMENTO DE CHOQUE PARA OS SONHOS

É natural, em cada pessoa, a busca de um imóvel além das sua possibilidades de compra, pois todos querem agradar a família, melhorar de um padrão social e, algumas vezes, até por uma questão de vaidade e orgulho. Observando a invariável decepção a que levam esses comportamentos, ao longo de muitos anos e de variadas experiências profissionais, é que queremos chamar a sua atenção para que não venha a cais nesse tipo de quimera.

Quando você foge à sua realidade, não percebe que está atrasando em muito a solução da compra de seu imóvel, pois, por falta de experiência e de conhecimento do mercado, escolherá e definirá com a família um interesse de compra falso,, em relação ao seu poder aquisitivo real. Isso não é bom, pois costuma traumatizar todos com a constatação inevitável da impossibilidade dessa compra.

Na fase de estudo do interesse de compra e para evitar esse tipo de contratempo, você já poderá contar com o apoio do seu Corretor, que estará a sua disposição a fim de orientá-lo em relação aos meandros desse complexo mercado. De fato, com a experiência adquirida, conhecedor dos preços de mercado e constantemente elaborando análises e pesquisas, um Corretor estará sem dúvida pronto com as suas informações, para evitar que você perca tempo pesquisando valores e situações de compra muitas vezes inalcançáveis.

Queremos lembra-lo, de que muitas vezes o que mais possibilita a realização dos Sonhos do comprador é a busca do imóvel em construção, vendido geralmente com bons prazos de financiamento. Muitas vezes, imóveis usados ou novos/prontos não podem ser adquiridos de forma vantajosa, porque geralmente são postos à venda com seus valores à vista ou com curtíssimo prazo de pagamento, e as vezes, com preços muito altos, fora da realidade de mercado, o que os torna inviáveis para o mercado.

Nesses casos, o melhor é buscar a compra do imóvel em construção, com parte do preço desembolsada durante a obra, e o restante do valor após o imóvel pronto, quando o comprador muitas vezes já deixou de pagar aluguel, assumindo com mais despreocupação apenas a mensalidade do financiamento do novo imóvel adquirido.

Existe uma outra possibilidade que sempre aconselhamos ao leitor. Quando a sua disponibilidade financeira não é suficiente para comprar um imóvel maior, como que três quartos por exemplo – pretendido ou sonhado –muitas vezes pode-se estabelecer um degrau. Ou seja, compra-se um de dois quartos, no mesmo bairro sonhado ou programado, morando nele dois ou três anos. Só então vende-se este e compra-se o tão almejado imóvel de três ou quatro quartos. Dessa forma, foi construído um degrau para, logo depois, poder subir mais um pouco na demanda por uma boa moradia.

Muitas vezes, esses objetivos parcelados garantem a realização dos sonhos sonhados. Trata-se de uma boa solução para mudar de bairro, melhorar o padrão social, buscar uma ascensão pessoal, enfim, alcançar as metas que não puderam ser atingidas no passado, em função da pouca disponibilidade financeira naquele período.

MARCIO SILVA DOS SANTOS
Corretor de Imóveis / CRECI F-0129
Presidente / CRECI 26ª REGIÃO/AC